segunda-feira, 11 de julho de 2011

localizaçao de itagimirim

Localização

O município de Itagimirim está situado na região sul da Bahia sub-região extrema sul. Na bacia hidrográfica. Do rio jeguitionha limita-se ao norte com Itapebi ao sul e o leste com Eunapolis e o leste com Guaratinga. Santa Maria do salto (MG) e salto da divisa (MG).





                                          Área


A área total do município é de 820,3 km2.




 
                      Acidentes geográficos

Os aspectos topográficos do território do município e geralmente acidentados.com diversos morros colinas e é recortado por diversos. A cidade situa-se em área acidentada.com a área central mais plana na parte mais baixa.











marte

Introdução 
Marte é o quarto planeta em distância em relação ao Sol e pode ser visualizado sem ajuda de  telescópio do planeta Terra. Tem uma atmosfera rarefeita e assemelha-se a Terra em vários aspectos. Sua atmosfera é formada de elementos tais como:  gás carbônico, nitrogênio, argônio e oxigênio. A temperatura média de Marte é de aproximadamente 59 graus Celsius negativos. Nos últimos anos tem sido o planeta mais estudado por agências espaciais do mundo todo, pois existem planos de buscar algum tipo de vida em marte e também projetos futuros e estudos para colonizar Marte. Grande parte destes projetos espaciais pertence a NASA.
Água em Marte 
No ano de 2000, surgiu a primeira evidência de que havia água em Marte. Foram encontrados sinais de erosão no território marciano, indicando a existência de canais de água no subsolo marciano. Também foram encontradas amostras de gelo em Marte. Estes indícios aumentaram a esperança de que, futuramente, a NASA poderia enviar naves espaciais tripuladas para Marte, com o objetivo de colonizar o planeta vermelho. A água seria essencial para este propósito.
Existe Vida em Marte?
As sondas enviadas pela NASA já fotografaram e examinaram milhares de substâncias em solo marciano. Após análises de diversos cientistas do mundo todo, ainda não podemos afirmar com segurança sobre a existência de vida em Marte. A existência de água em território marciano abre uma grande possibilidade dessa teoria ser comprovada, já que a água é a principal fonte para a existência de vida. Novos estudos e projetos poderão futuramente esclarecer mais sobre este polêmico tema.
Características de Marte:
Distância do Sol: 228.000.000 km
Duração do ano: 687 dias terrenos
Duração do dia: 24h36min
Diâmetro: 6.794 km
Massa: 0, 107 vezes a massa da Terra
Satélites conhecidos: Dois.
Velocidade orbital média: 24,13 km/s

reinaldo eckenberger e juarez paraiso

              Reinaldo Eckenberger    
.O Palacete das Artes Rodin Bahia traz para sua Sala de Arte Contemporânea a obra do argentino-baiano Reinaldo Eckenberger, um dos nomes mais importantes das artes visuais na Bahia contemporânea. Numa iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado, do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), e do diretor do Palacete, Murilo Ribeiro, a mostra Eckenberger Obras 1965 – 2008, aberta 17 de abril, permanece no Palacete até 1° de junho. A curadoria está sob o comando de Demitir Ganzelevitch, marchand e ativista cultural.

.Segundo especialistas e apreciadores da obra em questão, ela se apresenta transgressora e plena de ironia, causando estranhamento e redimensionando o olhar do espectador para outras perspectivas além das nossas óbvias apreensões da realidade. A exposição contará com 450 peças, divididas em várias linguagens artísticas, entre elas: pinturas, gravuras, esculturas em tecido, desenhos livres, cerâmicas.

. Reinaldo Eckenberger - nascido na Argentina, o artista viveu em outros países na Europa, mas se considera um latino-americano radicado na “Cidade da Bahia”, onde mora desde 1965, dizendo que “só uma cidade barroca como Salvador poderia melhor abrigar o barroquismo de minha arte”.

. Nasceu em 1938, em Buenos Aires. Estudou arquitetura, optando depois pelas artes plásticas; freqüentou durante dois anos a Escola Superior de Belas Artes (Argentina). Fez curso de cenografia no Teatro Colin, Buenos Aires.
.Para o artista plástico Almandrade, “o trabalho de Eckenberger desenvolve-se dentro de uma proposta artística nos limites do expressionismo, ironizando instantes do destino humano”. Seu trabalho, apesar de inscrito na escola expressionista, não se reduz a esse âmbito, sendo considerada, sobre muitos aspectos, uma obra inclassificável em relação a uma filiação estética exclusiva.

.Serviço
Exposição: Eckenberger Obras 1965 – 2008
Curadoria: Demitir Ganzelevitch
Visitação: 18 de abril a 1º de junho de 2008  Bahia Local: Palacete das Artes Rodin
Endereço: Rua da Graça, 284, Graça
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 18 horas
Entrada Franca
.
           Juarez paraíso

.Pintor, escultor, gravador, desenhista, ilustrador, Juarez Mareava Tito Martins Paraíso é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, já ministrou e coordenou dezenas de cursos livres. Ensaísta e crítico de arte realizaram estudos sobre artistas baianos por vários anos. Nos anos 60 e 70 escreveu artigos para os jornais A Tarde, Diários de Notícias e Tribuna da Bahia. Ainda na década de 60, foi organizador e apresentador de dois programas de artes plásticas na TV Itapoá.

.Juarez Paraíso participou de exposições coletivas na Bahia, no Brasil e no exterior. Organizou a I e a II Bienal Nacional de Artes
Plásticas da Bahia, é também membro do Conselho de Cultura do Estado da Bahia. Foi Diretor da Escola de Belas Artes da UFBA e é um dos criadores do Salão Nacional de Fotografia da Bahia.

.Já teve seus trabalhos reproduzidos em vários catálogos, jornais da Bahia e do Brasil e em várias revistas, dentre elas: Mundo Hispânico, Revista da Cultura Brasileira, Veja Revista de Fotografia e Grafismo. Domina todas as técnicas das Artes Plásticas e Gráficas
.




como surgiu a reciclagem

A reciclagem surgiu como uma maneira de reproduzir
no sistema uma parte da matéria (e da energia), que se tornaria lixo. Assim desviados, os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima virgem. Dessa forma, os recursos naturais ficam menos comprometidos.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo. Muitas empresas estão reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produção de seus produtos.
Outro importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos. Muitas pessoas sem emprego formal (com carteira registrada) estão buscando trabalho neste ramo e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio, por exemplo, já são comuns nas grandes cidades do Brasil.
Diversos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um índice de reaproveitamento de aproximadamente 100%. Derretido, ele volta para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

Reciclagem no mundo

Desde a década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis cresceu significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países industrializados. Muitos governos e ONGs (Organizações Não Governamentais) estão cobrando das indústrias atitudes responsáveis. Neste sentido, o desenvolvimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio, plástico e papel, já são corriqueiras em várias cidades do mundo.
Várias campanhas de educação ambiental têm despertado a atenção para o problema do lixo nos grandes centros urbanos. Cada vez mais, o centro urbano, com altos índices de crescimento da população, tem encontrado dificuldades em obter locais para instalarem depósitos de lixo (aterros). Logo, a reciclagem mostra-se como uma solução viável do ponto de vista econômico, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos educadores a separarem o lixo em suas casas. Outro fato interessante é que já é muito comum nos grandes condomínios residenciais a reciclagem do lixo.
Em regiões de zona rural a reciclagem também está acontecendo. O lixo orgânico (sobras de vegetais, frutas, grãos e legumes) é utilizado na produção de adubo orgânico para ser usado na agricultura.

Reciclagem no Brasil

O perfil qualitativo dos resíduos sólidos urbanos no Brasil, de uma maneira geral, é denominado de "Lixo pobre", por conter uma baixa parcela de materiais reaproveitáveis. A Constituição Federal estabelece que o Poder Público Municipal é o órgão responsável pela coleta de lixo, além da limpeza das ruas e praças da cidade. Formas inadequadas de acondicionamento de lixo podem gerar grandes prejuízos ao meio ambiente. Os lixões, por exemplo, são formas inadequadas de acondicionamento, pois são responsáveis pela proliferação de doenças, solo contaminado e mau cheiro.
O Brasil, mesmo quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de reciclagem. O país desenvolveu métodos próprios para incrementar essa atividade e o maior engajamento da população pode contribuir ainda mais, para o aumento do índice de embalagens reaproveitadas.
No Brasil, seria importante que as pequenas e médias empresas recicladoras tivessem apoio financeiro e tecnológico para melhorar suas tecnologias de reciclagem, pois assim estariam contribuindo na geração de empregos, na diminuição de lixo e na produção de produtos de melhor qualidade com tecnologia "limpa".

Reciclagem no DF

A coleta de lixo seletiva dispõe de lei própria na capital do país. A lei n° 3.890, de 7 de julho de 2006,. A lei é um importante avanço na preservação do meio ambiente em Brasília. Sua intenção é prevenir os efeitos danosos aos recursos naturais e ainda possibilitar a geração de renda através do reaproveitamento do lixo.
Mesmo contando com esse importante incentivo, os números da reciclagem aqui praticados não são animadores. Segundo pesquisa de 2004 realizada pela Belacap, órgão que cuida da coleta de lixo no DF, das 2.400 toneladas diárias de lixo produzidas, apenas 1,2% é selecionado e reciclado. O baixo desempenho se dá desde a casa dos moradores, que não tem uma cultura e educação conscientizada para a questão, até o próprio aparelhamento público despreparado. A escassa infra-estrutura conta apenas com sete caminhões e 36 funcionários encarregado para a coleta seletiva.
A maior iniciativa parte das associações de catadores e cooperativas de reciclagem do lixo. Aproximadamente, mais de três mil pessoas estão cadastradas como catadores na Agência de Desenvolvimento Social (ADS). Uma delas é Cleide Vaz da Silva, presidente da Associação de Catadores Ambiente. Ela acredita que com a lei e a implantação de um sistema de coleta adequado, com a criação de centros de triagem, a coleta seletiva possa apresentar melhores resultados. Cleide espera também que a lei proporcione melhores condições de trabalho para os catadores, que além da discriminação sofrem com as condições insalubres da atividade.
Apesar de o lixo brasiliense ser um dos mais ricos do país, a coleta seletiva e a reciclagem ainda não viraram prática na cidade inventada. Revirando lixeiras em superquadras da área nobre do Distrito Federal e pesando tudo que encontrava, engenheiros florestais calcularam que, por semana, a população do Plano Piloto deixa de ganhar pelo menos R$ 75 mil em lixo que poderia ser vendido para as indústrias de reciclagem.

Tempo de decomposição do lixo

Lata de alumínio - 200 a 500 anos
Plástico - 450 anos
Latas de conserva - 100 anos
Madeira pintada - 13 anos
Chicletes - 05 anos
Cigarro - 01 a 02 anos
Meias de lã - 01 ano
Corda - 3 a 04 meses
Tecido de algodão - 01 a 05 meses
Garrafa de vidro - Indeterminado
Pneus - Indeterminado
Caixas de papel - 03 anos
Nylon - 650 anos
Copos de plástico - 50 anos
Jornal - 06 meses
Reciclagemàs 08:43 0 comentários

Lixo eletronico

As pilhas e baterias são muitas vezes descartadas em lugares impróprios, e este fato é algo preocupante, pois o lixo eletrônico libera substancias tóxicas que contaminam a flora, a fauna e o ser humano. A queima de pilhas em incineradores libera os resíduos tóxicos nela contidos e tais resíduos permanecem nas cinzas podendo assim voltar à natureza. Os componentes tóxicos presentes nas pilhas são: Cádmio (substancia cancerígena), chumbo (pode provocar paralisia parcial, anemia e debilidade)l e mercúrio (pode ocasionar mutações genéticas).
Devido aos impactos ambientais e as conseqüências negativas causadas pelo descarte inadequado de lixos eletrônicos, a Resolução n° 257/99 do CONAMA resolve em seu artigo primeiro:
"As pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessário ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos, veículos ou sistemas, móveis ou fixos, bem como os produtos eletroeletrônicos que os contenham integrados.

em sua estrutura de forma não substituível, após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado".
A questão do lixo eletrônico no Brasil é complicadíssima, pois não é fácil achar um lugar para que se possa depositar tais materiais. Em países desenvolvidos encontra se facilmente lugares para que esse lixo seja depositado fazendo assim com que haja um risco menor quanto aos riscos oferecidos pelo lixo eletrônico.
O governo tem de investir em projetos sociais que impliquem estes aspectos ambientais, tem de haver processos de conscientização para todas as classes sociais, todas as idades e o principal é que se tenha um lugar próximo e adequado para que se depositem estes materiais

Degradação do meio ambiente causada pelo lixo

Vários fatores vêm contribuindo para a degradação do meio ambiente, dentre eles um dos mais consideráveis é o lixo depositado em lugares inadequados. O lixo não é somente objeto de poluição visual, como ele também pode acarretar inúmeras conseqüências para a população que por ele for afetada, principalmente no que diz respeito a lixo eletrônico, que oferece um grande risco à saúde humana.
Vale ressaltar que todos os materiais levam um tempo consideravelmente grande para serem decompostos, para outros materiais não se tem nem previsão de qual seria seu tempo de decomposição. Tendo em vista estes e outros fatores, a reciclagem deveria ser uma atividade mais valorizada, divulgada e exercida por todos.
A quantidade de lixo que é jogada no em ruas, lagos, rios é muito grande e faz muito mal ao meio ambiente. As pessoas jogam lixo em qualquer lugar sem se preocupar com as conseqüências e assim deixam o meio ambiente com lixo por muito tempo, pois demora muito para que alguns materiais sumam da natureza. Os depósitos de lixo são um verdadeiro veneno para o solo, para o ar e para as pessoas que precisam trabalhar nele. Com esse lixo misturado com produtos tóxicos o solo fica muito contaminado e isso pode afetar os alimentos.
Quando se trata de lixo no meio ambiente o ar também sofre muito por causa de poluição através da tecnologia utilizada pelas fábricas e usinas que soltam muito gás no ar acabando com a pureza dele e o deixando muito contaminado prejudicando inclusive as pessoas que sempre estão com problemas respiratórios, as crianças que são as que mais sofrem com tudo isso e animais de diferentes espécies. O lixo também faz muito mal ao meio ambiente quando chove, pois depois que penetrou no solo e a chuva se mistura com a água contaminada ela evapora e isso agride muito o meio ambiente. Quando se queima o lixo também é liberada uma fumaça tóxica que contamina o ar e faz com que o meio ambiente fique muito prejudicado.
Os materiais que estão em algum lugar do meio ambiente causando danos a ele, podem ser reaproveitados e utilizados de outra forma. Deve haver prática de reciclagem também entre as crianças, que podem aprender desde cedo a ser ecologicamente corretas, evitando assim danos futuros. A reciclagem pode ser utilizada em um meio artesanal, assim vária pessoas poderiam utilizar-se desta prática para ganhar algum lucro.
Reciclagem é um tema bastante atual e que traz bastante polêmica nos dias de hoje, pois estamos cada vez mais produzindo lixo e não estamos nos preocupando com o seu destino nem nos importando com o tanto que estamos fazendo mal para o nosso planeta. Com este blog temos o objetivo de levar informações para todos os interessados de como contribuir para um mundo mais saudável por meio da reciclagem. A reciclagem é um hábito que todos deveriam adquirir para tentar amenizar a degradação do meio ambiente. Neste blog iremos abordar os seguintes assuntos: degradação do meio ambiente causada pelo lixo; tempo de decomposição do lixo; lixo eletrônico; reciclagem no DF, no Brasil e no mundo; vantagens da reciclagem; artesanato vindo da reciclagem; e dicas de reciclagem.



Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

PAPEL: de 3 a 6 meses PANO: de 6 meses a 1 ano CHICLETE: 5 anos ... METAL: mais de 100 anos PLÁSTICO: mais de 100 anos VIDRO: 1 milhão de anos. Nylon, mais de 30 anos, Borracha, tempo indeterminado

Tempo de Decomposição do Lixo

Tempo de Decomposição do Lixo

3 meses = Fernanda.

A lignina, substância que dá rigidez às células vegetais, é um dos componentes mais importantes do papel. Ela não se decompõe facilmente, pois suas moléculas são maiores do que as bactérias que as destroem. Num lugar úmido, o papel leva três meses para sumir e ainda mais do que isso em local seco. Além disso, um papel absorvente dura vários meses. Jornais podem permanecer intactos por décadas.

6 meses

A deterioração de um fósforo de madeira começa com a invasão da lignina — seu principal ingrediente — por hordas de fungos e insetos xilófagos, os que comem madeira. O processo é lento e, em um ambiente úmido, um fósforo não se destrói até que se passe cerca de seis meses.

6 a 12 meses = Agda.

Os microorganismos, insetos e outros seres invertebrados geralmente transformam a matéria orgânica de forma eficaz. No entanto, o miolo de uma maçã, que se decompõe em uns seis meses em clima quente, pode conservar-se por um ano num lugar mais ameno. Isso porque o orvalho (e a neve nos países frios) dificulta a proliferação dos micróbios e diminui sua capacidade devoradora.

1 a 2 anos

Um cigarro pode demorar de um a dois anos para se decompor, tempo em que as bactérias e fungos digerem o acetato de celulose existente no filtro. Jogar um cigarro sem filtro no campo é menos nocivo, uma vez que o tabaco e a celulose levam quatro meses para sumir. Contudo, se jogado no asfalto, o tempo de vida da bituca é maior.

5 anos = Patricia

Um chiclete jogado no chão começa a ser destruído pela luz e pelo oxigênio do ar, que o fazem perder a elasticidade e a viscosidade. Como a goma contém resinas naturais e artificiais, além de açúcar e outros ingredientes, o processo pode durar até cinco anos. A pulverização do chiclete é mais rápida se ele grudar no sapato de algum distraído.

10 anos

Os metais, em princípio, não são biodegradáveis. Uma lata de aço se desintegra em uns dez anos, convertendo-se em óxido de ferro. Em dois verões chuvosos, o oxigênio da água começa a oxidar as latas feitas de aço recoberto de estanho e verniz. Já uma lata de alumínio não se corrói nunca. E boa parte dos refrigerantes é vendida em latas de alumínio.

Mais de 100 anos = Milena

As boas qualidades do plástico — sua durabilidade e resistência à umidade e aos produtos químicos — impedem sua decomposição. Como esse material existe há apenas um século, não é possível determinar seu grau de biodegradação, mas estima-se que uma garrafa de plástico demoraria centenas de anos para desaparecer.

4000 anos

O vidro não se biodegradará jamais. Sua resistência é tamanha, que arqueólogos encontraram utensílios de vidro do ano de 2000 a.C. Por ser composto de areia, sódio, cal e vários aditivos, os microorganismos não conseguem comê-lo. Um recipiente de vidro demoraria 4.000 anos para se desintegrar pela erosão e ação de agentes químicos.

O que há no lixo = Fernanda

Composição aproximada do lixo recolhido na coleta seletiva da cidade de São Paulo. A coleta seletiva representa 0,8% do total produzido: 12.000 toneladas por dia, o maior volume do País. Desse valor, 87% vai para quatro aterros sanitários.
Plástico 7%
Metais 10%
Vidro 13%
Matéria 20%
Papel                                                                                                               50%




Ilustração 1catadores de lixo não reciclados






O Uso de Sacolas Plásticas = Agda.

Quinhentos milhões de sacolas plásticas são consumidas por ano no Brasil, menos de 1% é reciclado. Para mudar essa realidade, o Estado do Rio de Janeiro está desenvolvendo ações para incentivar a mudança de hábito dos cidadãos fluminenses. O processo para criar consumidores conscientes, que ajudem a evitar os problemas causados pelo consumo desenfreado de bolsas plásticas, começa em supermercados e estabelecimentos comerciais e termina na casa do comprador. Os resultados são positivos: desde o ano passado, mais de 600 milhões de sacos plásticos deixaram ser despejados em rios e lixões.
O que poucas pessoas conhecem são os benefícios que a reciclagem oferece também para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. No caso das sacolas plásticas, a decomposição na natureza leva até 100 anos.

Reciclagem de papel, plástico, metal e vidro

Reciclagem de papel, plástico, metal e vidro
Embalagem metalizada de salgadinho, fotografia, esponja de cozinha, clipes... Nada disso pode ir para a reciclagem. Faça uma coleta mais consciente e facilite o trabalho de quem separa os MATERIAIS
Recicláveis: jornais, revistas, envelopes, cadernos, impressos, rascunhos, papel de fax, fotocópias, listas telefônicas, cartazes, aparas de papel, caixas de papelão e embalagens longa vida;
Não recicláveis: papéis engordurados ou sujos (como guardanapos e papel higiênico), fitas e etiquetas adesivas, papéis metalizados (salgadinhos e biscoitos), papéis plastificados (como de sabão em pó), papéis parafina. Dos e fotografias

Recicláveis: potes, embalagens, copos, garrafas, frascos de produtos de limpeza e higiene pessoal, sacos e sacolas, utensílios plásticos usados (baldes, canetas etc.), brinquedos de plástico, isopor;
Não recicláveis: fraldas descartáveis, embalagens metalizadas, adesivos, cabos de panelas, espuma, esponja de cozinha, tomadas e outros plásticos termo fixos, acrílico, papel celofane.
 Recicláveis: tampinhas de garrafa, latinhas e enlatados, talheres de metais, tampas de panelas e panelas sem cabo, pregos (embalados), embalagens descartáveis, papel alumínio (limpo);
Não recicláveis: latas de tinta, verniz, solventes químicos e inseticidas, aerossóis, esponjas de aço, clipes, tachinhas, grampos.


Recicláveis: garrafas, potes de conservas, frascos em geral, copos e vidros de janelas. Importante: inteiros ou em cacos, os produtos devem ser enrolados em jornal ou papelão;
Não recicláveis: espelhos, vidros temperados, refratários (pires louças de porcelana ou cerâmica, cristais, lâmpadas, vidros especiais (como tampa de forno e micro-ondas), ampolas de remédios.
                                            
                                                         

RECICLAGEM
A reciclagem surgiu como uma maneira de reproduzir no sistema uma parte da matéria (e da energia), que se tornaria lixo. Assim desviados, os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima virgem. Dessa forma, os recursos naturais ficam menos comprometidos.



PAPEL: de 3 a 6 meses PANO: de 6 meses a 1 ano CHICLETE: 5 anos ... METAL: mais de 100 anos PLÁSTICO: mais de 100 anos VIDRO: 1 milhão de anos. Nylon, mais de 30 anos, Borracha, tempo indeterminado

Dança

dgrsayaaukasusjhsahszjszysx irtxhuhnxjsasha hgzhfgfvgfgfhjkdsfhxklxzjixzjklsxx cxjwhghsduisd bhsdjshs. dshgsdyhsatfjydajshfiodhfiuhd;c;djysduijhasiuhsduidsysdioydo hdgjysijfghjkkkkkkkkkkkkkkkkfhuidghjfyhiojfijgfkgijgkf

Os primeiros povos da América e os índios do BrasilMuito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam  de variadas formas, as quais iam da organização tribal  - como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil – até vastos impérios, como era o caso dos astecas, que se localizavam na região conhecida como Mesomérica. Muitas dessas civilizações desapareceram em conseqüência da colonização, que  se iniciou no final do século XV, mas deixaram heranças históricas que marcaram o nosso continente até os dias de hoje.

Os astecas e os maias conheciam a escrita e registravam regularmente o seu cotidiano. Os incas, por sua vez, criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este instrumento era feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.


Infelizmente, grande parte dos documentos  produzidos antes de 1492, que poderiam nos revelar muitos aspectos do seu modo de vida, foi destruída pelos conquistadores e em seu lugar ficaram relatos feitos pelos europeus, que,  em sua grande maioria, viam a cultura americana como inferior à européia. Na atualidade, a arqueologia tem feito várias descobertas  que permitem elucidar um pouco mais a cultura dos primeiros  habitantes da América.

A agricultura na América Pré-Colombiana

O desenvolvimento da agricultura das sociedades Pré-Colombianas pode se comparar ao europeu, pois esta era desenvolvida há mais de 7000 anos, baseada nas culturas de milho, abóbora e feijão, todos naturais da América, além da mandioca, que era plantada nas áreas de floresta tropical. O desenvolvimento de outras culturas além destas foi limitado, pois poucos eram os animais domesticáveis e que se prestavam ao trabalho

Astecas

O povo asteca foi uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que se desenvolveu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México. Era um povo guerreiro. Fundou no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco. A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandado por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. Ficaram conhecidos como um povo guerreiro.
A sociedade era hierarquizada e rigorosamente dividida. Era liderado por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais inferior da sociedade era coagida a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas como canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides, entre outros.
Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por quase 500 cidades e estas pagavam altos impostos para o imperador. O império asteca começou a ser arrasado em 1519 a partir das invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e se apropriaram de grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.

Arte e arquitetura: pirâmide da civilização asteca
Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.
O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.
Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes

Astecas

O povo asteca foi uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que se desenvolveu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México. Era um povo guerreiro. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco. A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandado por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. Ficaram conhecidos como um povo guerreiro.
A sociedade era hierarquizada e rigorosamente dividida. Era liderado por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais inferior da sociedade era coagida a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas como canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides, entre outros.
Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por quase 500 cidades e estas pagavam altos impostos para o imperador. O império asteca começou a ser arrasado em 1519 a partir das invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e se apropriaram de grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.


.

A religião


Eram politeístas (acreditavam em vários deuses) e acreditavam que se o sangue humano não fosse oferecido ao Sol, a engrenagem do mundo deixaria de funcionar.
Sacrifícios feitos:
  • Dedicado a Huitzilopochtli ou Tezcatlipoca: o sacrificado era colocado em uma pedra por quatro sacerdotes, e um quinto sacerdote extraía, com uma faca, o coração do guerreiro vivo para alimentar seu deus;
  • Dedicado a Tlaloc: anualmente eram sacrificados crianças no cume da montanha. Acreditava-se que quanto mais as crianças chorassem, mais chuva o deus proveria.
No seu panteão havia centenas de deuses. Os principais eram vinculados ao ciclo solar e à atividade agrícola. Observações astronômicas estudo dos calendários fazia parte do conhecimento dos sacerdotes. O deus mais venerado era Quetzalcóatl, a serpente emplumada. Os sacerdotes eram um poderoso grupo social, encarregado de orientar a educação dos nobres, fazer previsões e dirigir as cerimônias rituais. A religiosidade asteca incluía a prática de sacrifícios. Segundo o divulgado pelos conquistadores o derramamento de sangue e a oferenda do coração de animais e de seres humanos eram ritos imprescindíveis para satisfazer os deuses, contudo se considerarmos a relação da religião com a medicina encontraremos um sem número de ritos. Há referências a um deus sem face, invisível e impalpável, desprovido de história mítica para quem o rei mandou fazer um templo sem ídolos, apenas uma torre. Esse rei o definia como "aquele, graças a quem nós vivemos".

A medicina

As contribuições da antropologia médica situam o conhecimento mítico religioso como forma de racionalidade médica se constitui como um sistema lógico e teoricamente estruturado, que tenha como condição necessária e suficiente para ser considerado como tal, a presença dos seguintes elementos:
1. Uma morfologia (concepção anatômica);
2. Uma dinâmica vital ( "fisiologia") ;
3. Um sistema de diagnósticos;
4. Um sistema de intervenções terapêuticas;
5. Uma doutrina médica (cosmologia).

Pelo menos parcialmente preenche tais requisitos. Apresenta-se como teoricamente estruturado, com formação específica (o aprendizado das diversas funções da classe sacerdotal), o relativo conhecimento de anatomia (comparado com sistemas etnomédicos de índios dos desertos americanos ou florestas tropicais) em função, talvez, da prática de sacrifícios humanos, mas não