segunda-feira, 11 de julho de 2011

reinaldo eckenberger e juarez paraiso

              Reinaldo Eckenberger    
.O Palacete das Artes Rodin Bahia traz para sua Sala de Arte Contemporânea a obra do argentino-baiano Reinaldo Eckenberger, um dos nomes mais importantes das artes visuais na Bahia contemporânea. Numa iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado, do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), e do diretor do Palacete, Murilo Ribeiro, a mostra Eckenberger Obras 1965 – 2008, aberta 17 de abril, permanece no Palacete até 1° de junho. A curadoria está sob o comando de Demitir Ganzelevitch, marchand e ativista cultural.

.Segundo especialistas e apreciadores da obra em questão, ela se apresenta transgressora e plena de ironia, causando estranhamento e redimensionando o olhar do espectador para outras perspectivas além das nossas óbvias apreensões da realidade. A exposição contará com 450 peças, divididas em várias linguagens artísticas, entre elas: pinturas, gravuras, esculturas em tecido, desenhos livres, cerâmicas.

. Reinaldo Eckenberger - nascido na Argentina, o artista viveu em outros países na Europa, mas se considera um latino-americano radicado na “Cidade da Bahia”, onde mora desde 1965, dizendo que “só uma cidade barroca como Salvador poderia melhor abrigar o barroquismo de minha arte”.

. Nasceu em 1938, em Buenos Aires. Estudou arquitetura, optando depois pelas artes plásticas; freqüentou durante dois anos a Escola Superior de Belas Artes (Argentina). Fez curso de cenografia no Teatro Colin, Buenos Aires.
.Para o artista plástico Almandrade, “o trabalho de Eckenberger desenvolve-se dentro de uma proposta artística nos limites do expressionismo, ironizando instantes do destino humano”. Seu trabalho, apesar de inscrito na escola expressionista, não se reduz a esse âmbito, sendo considerada, sobre muitos aspectos, uma obra inclassificável em relação a uma filiação estética exclusiva.

.Serviço
Exposição: Eckenberger Obras 1965 – 2008
Curadoria: Demitir Ganzelevitch
Visitação: 18 de abril a 1º de junho de 2008  Bahia Local: Palacete das Artes Rodin
Endereço: Rua da Graça, 284, Graça
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 18 horas
Entrada Franca
.
           Juarez paraíso

.Pintor, escultor, gravador, desenhista, ilustrador, Juarez Mareava Tito Martins Paraíso é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, já ministrou e coordenou dezenas de cursos livres. Ensaísta e crítico de arte realizaram estudos sobre artistas baianos por vários anos. Nos anos 60 e 70 escreveu artigos para os jornais A Tarde, Diários de Notícias e Tribuna da Bahia. Ainda na década de 60, foi organizador e apresentador de dois programas de artes plásticas na TV Itapoá.

.Juarez Paraíso participou de exposições coletivas na Bahia, no Brasil e no exterior. Organizou a I e a II Bienal Nacional de Artes
Plásticas da Bahia, é também membro do Conselho de Cultura do Estado da Bahia. Foi Diretor da Escola de Belas Artes da UFBA e é um dos criadores do Salão Nacional de Fotografia da Bahia.

.Já teve seus trabalhos reproduzidos em vários catálogos, jornais da Bahia e do Brasil e em várias revistas, dentre elas: Mundo Hispânico, Revista da Cultura Brasileira, Veja Revista de Fotografia e Grafismo. Domina todas as técnicas das Artes Plásticas e Gráficas
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário